Últimas Notícias

Órgãos da Federação tomaram posse esta semana na Azambuja

14.04.2018

Tomada de posse dos órgãos do PS FAUL na Azambuja
Tomada de posse dos órgãos do PS FAUL na Azambuja (Fotografia: Jorge Ferreira/PS FAUL)

Decorreu na passada quarta-feira, na Azambuja, a tomada de posse da nova Comissão Política da Federação do Partido Socialista da Área Urbana de Lisboa, bem como da Comissão Federativa de Jurisdição e da Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira, eleitas em março no XVIII Congresso do PS FAUL, realizado em Sintra.

Em votação secreta, os membros da nova Comissão Política da Federação elegeram Marcos Perestrello, anterior presidente do PS FAUL, para Presidente da Mesa, e André Rijo, presidente da Câmara Municipal da Arruda dos Vinhos, e Ana Ivo, para Secretários da Mesa.

Foram também submetidos à votação, pelo Presidente do PS FAUL, Duarte Cordeiro, os novos membros da equipa executiva da Federação. Assim, integram o Secretariado da Federação, Alexandra Tavares Moura, André Caldas, Dalila Araújo, Diogo Leão, Fernando Paulo, Hugo Xambre Pereira, Joaquim Raposo, João Cunha, Manuel Lage, Paulo Marques, Pedro Pinto de Jesus, Ricardo Lima, Rita Leão, Rita Madeira, Susana Santos, Ana Paula Santiago, Ana Venâncio, João Ruivo, Jorge Silva, Nuno Gaudêncio, bem como, por inerência de funções, Maria Begonha, presidente da JS FAUL e Susana Amador, Presidente do DFMS da FAUL.

Integram ainda a equipa executiva, Tiago Gonçalves, diretor de comunicação, e o diretor geral da FAUL, Moisés Gil. Já o Gabinete de Estudos da Federação será coordenado por Marcos Sá.

O presidente da Concelhia do Partido Socialista de Azambuja, Silvino Lúcio, aproveitou a sessão de abertura para felicitar o presidente do PS FAUL, Duarte Cordeiro, pela realização desta primeira reunião da Comissão Política da Federação no concelho, uma promessa de candidatura que foi cumprida pelo agora presidente dos socialistas da Área Urbana de Lisboa.

Duarte Cordeiro, por sua vez, sublinhou junto dos presentes a importância da descentralização da atividade política da Federação, congratulando-se com a realização desta primeira Comissão Política na Azambuja. O presidente do PS FAUL felicitou e elogiou ainda a capacidade dos eleitos empossados e do novo Secretariado, relembrando que este será um mandato de dois anos com “muito trabalho pela frente”, com o objetivo de dar ao Partido Socialista uma “grande vitória” nas eleições europeias e legislativas do próximo ano.

Esta é hora de “mobilizar todos” em torno do projeto do Partido Socialista e “fazer da FAUL a Federação mais forte do país”, disse Duarte Cordeiro, que quer ver o PS FAUL a liderar os debates do presente e do futuro da Área Urbana de Lisboa e do país.

Duarte Cordeiro sublinhou a importância das secções de residência durante evento comemorativo do aniversário da secção da Bobadela

25.03.2018

Presente na primeira iniciativa como presidente da FAUL

Aniversário da Secção do PS da Bobadela
Aniversário da Secção do PS da Bobadela

O novo Presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista, Duarte Cordeiro, marcou presença no jantar comemorativo do aniversário da secção do PS da Bobadela, no concelho de Loures.

Duarte Cordeiro aludiu ao importante papel desempenhado pelas secções de residência enquanto estruturas de proximidade aos cidadãos e aos seus anseios e preocupações.

Na primeira iniciativa em que participou enquanto Presidente da Federação, intervieram, ainda, o Presidente da Concelhia do PS de Loures, Ricardo Leão, o Secretário-Coordenador da Secção da Bobadela e Presidente da União de Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Militantes da Secção, Nuno Ricardo Dias.

O Presidente da Concelhia do PS Loures, Ricardo Leão, deixou "um cumprimento muito especial" a Duarte Cordeiro que marcou presença na iniciativa logo no dia seguinte ao do Congresso do PS FAUL. O Presidente da Concelhia realçou o gesto como "uma clara demonstração da sua proximidade com as estruturas locais do PS".

Notícias

Lusa: PS/Congresso: Procura supera oferta no programa bolsa de alojamentos

Lusa, 28 de Novembro: A Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS diz que a procura do programa para alojar gratuitamente em casas de socialistas delegados ao congresso vindos de fora da capital "está a superar a oferta".

Numa nota enviada à agência Lusa, a FAUL disse que já foram garantidos 63 alojamentos gratuitos destinados a delegados vindos de localidades distantes da capital em residências de militantes e simpatizantes socialistas da área metropolitana de Lisboa.

O congresso nacional do PS realiza-se este sábado e domingo na Feira Industrial de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, tendo sido eleitos na semana passada mais de 1700 delegados.

Para atenuar os custos financeiros dos delegados eleitos provenientes de localidades distantes de Lisboa, evitando o pagamento de pernoitas em hotéis ou pensões da cidade, a FAUL montou um sistema de bolsa de alojamentos - uma prática que é comum em congressos do PCP, mas não no PS até agora.

No âmbito desse programa, segundo a FAUL, foram já alojados 63 delegados vindos de Bruxelas, Paris, Viana do Castelo, Braga, Gaia, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja, Faro, Açores e Madeira.

Numa nota à comunicação social, a FAUL adianta que neste momento tenta ainda a disponibilizar pelo menos mais cinco alojamentos, já que "a procura do programa superou a oferta".

Esta estrutura do PS refere ainda que o conjunto de delegados que chega sem viatura própria a Lisboa fica preferencialmente instalado nos alojamentos situados na cidade, sendo também disponibilizada informação sobre o meio de transporte público mais adequado para se deslocar ao local do congresso nacional.

Já os delegados que chegam a Lisboa em transporte próprio ficam preferencialmente colocados em alojamentos de militantes ou simpatizantes socialistas fora da capital, em outros concelhos da área metropolitana de Lisboa.

Está em... Entrada Notícias Lusa: PS/Congresso: Procura supera oferta no programa bolsa de alojamentos